Nu Azeite

No dia 8 de setembro, o Nu Azeite se apresentará no Rock In Rio 2022.

O groove mundialmente carioca da dupla formada por Fabio Santanna e Bernardo Campos ressoará no palco New Dance Order, para uma multidão de festeiros, embalados pelo segundo álbum do duo, que acaba de sair. Seu nome é um convite: Vem Pro Mar.

O duo Nu Azeite traz em suas letras o lado mais solar de levar a vida no Rio de Janeiro: a forte relação com o sol e o mar, a leveza ao lidar com o dia a dia e o prazer em cumprir tarefas cotidianas tendo como pano de fundo as mais belas paisagens. Nas batidas, o duo não economiza na ótica do “melhor do Rio”, ao condensar a história da noite carioca em forma de músicas que transpiram baile e festa.

Mais do que isso, Nu Azeite é verdade. A dupla cresceu experimentando dois movimentos culturais de perto. Fabio Santanna conheceu a música através dos bailes black que pipocavam na periferia do Rio desde os anos 1970. Moleque, ouvia e dançava Tim Maia, Lincoln Olivetti, Sandra de Sá, Michael Jackson e outros ícones do boogie dançante que povoavam os cases dos DJs da época. Bernardo Campos é cria da geração eletrônica responsável por fazer do Rio uma das cenas mais divertidas do país. Ouviu DJs como Maurício Lopes, Leo Janeiro e Ricardinho NS, entrou de cabeça na discotecagem e hoje é um dos seletores mais solicitados da cidade.

Os bailes do Rio de Janeiro foram responsáveis por um “sincretismo” musical único, juntando os batuques dos morros e terreiros com o funk americano, criando uma identidade cultural única. De Elza Soares a Sandra de Sá, de Tim Maia a Jorge Ben. O soul sempre esteve aliado à percussão africana presente no Rio. E, para seguir com esta tradição, temos agora o Nu Azeite.

Nu Azeite e o DNA Carioca

Ao ouvi-los, reconhecemos com extrema facilidade as influências que trazem o DNA
carioca. Sons como Lincoln Olivetti, Marcos Valle, Sandra de Sá e Azymuth, mesclados
com o tempero moderno de Air, Yuksek, Thievery Corporation e Portishead. O resultado é
um som dançante, divertido e sofisticado, unindo passado e futuro em um presente
ensolarado, com brisa de praia.

Vem Pro Mar é lançado pelo Cocada Music, selo brasileiro que vem apresentando ao
mundo o tal “brazilian boogie”. Os singles que serviram de aperitivo para o álbum caíram
nas graças de DJs internacionais como Horse Meets Disco e Dorfmeister.

Com este lançamento, o Nu Azeite assume a condição de um dos protagonistas atuais do movimento que acompanha a noite da cidade desde o movimento Black Rio, nos anos 70. Música de pista, boogie, sempre num mood alegre e leve, representando o jeito carioca de se levar a vida.

Prepara-se para ouvir a trilha sonora de um dia de praia em Vem pro Mar. Prepara-se para reconhecer a dance music de Lincoln Olivetti, para sentir o sal na pele de Fernanda Abreu, descer o morro ao som de Tim Maia ou tomar uma cerveja na Tijuca ao lado de Jorge Ben.

Vem pro mar!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

 

Compartilhar