Metallica - ...And Justice For All

Um curioso debate a respeito da data exata do lançamento do clássico …And Justice For All (1988), quarto disco de estúdio do Metallica, foi apontado pela Loudwire.

O veículo relembrou a época da estreia do álbum, o primeiro após a morte do baixista Cliff Burton dois anos antes. Teria …And Justice For All chegado ao mercado no dia 5, 6 ou 7 de Setembro de 1988? Ou teria sido até antes, em Agosto?

A pergunta parecia até simples de responder, mas a publicação levantou algumas informações conflitantes que circulam pela internet.

A revista eletrônica, por exemplo, afirmou que por anos celebrou o lançamento do álbum em 25 de Agosto, já que a Recording Industry Association of America indica esta data como a certa.

Inclusive, plataformas como Spotify, Deezer e Amazon acusam a mesma informação e, em 2016, o Metallica chegou a comemorar o aniversário do …And Justice For All no Twitter em um dia 25 — como você pode conferir na postagem ao final da matéria — e o próprio SoundCloud da banda informa a mesma data.

Wikipedia, YouTube Music e site do Metallica não dizem igual

Por outro lado, outras fontes apontam que o lançamento de …And Justice For All teria acontecido no mês seguinte, como a Wikipedia, YouTube Music e o site do Metallica. Todos eles colocam o dia 7 de Setembro como a estreia do disco.

No entanto, alguns livros da banda, que você pode conferir na publicação abaixo, trazem o dia 6 de Setembro como a data de lançamento.

E aí? Para resolver o mistério, a publicação procurou o Metallica, que confirmou que …And Justice For All foi realmente lançado em 7 de Setembro de 1988. Ufa!

LEIA TAMBÉM: Esposa de James Hetfield fala sobre divórcio do líder do Metallica: “extremamente triste”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!