Paul McCartney em SP 2019
Foto: Stephanie Hahne
 

Aconteceu na noite desta terça-feira (26), em São Paulo, o primeiro show da atual turnê de Paul McCartney no Brasil.

O ex-beatle trouxe a Freshen Up Tour para apresentar as faixas de seu novo disco, Egypt Station (2018), assim como, é claro, percorrer a extensa carreira solo, com os Beatles e com o Wings.

Por volta das 20h40, após uma animação nos telões que narrava em imagens e canções a trajetória do cara, Macca e companhia subiram ao palco aos gritos de 45 mil pessoas — com todos os ingressos esgotados, o Allianz Parque estavam em sua capacidade máxima. A apresentação já começou lá em cima, com “A Hard Day’s Night”, preparando a plateia para as quase 3 horas de um show com 39 (!) músicas no setlist.

Logo em seguida, Paul emplacou “Save Us”, do disco New (2013), e emendou logo depois “All My Loving” e “Letting Go”, essa do Wings. Sempre que tocava músicas da banda, Macca pedia para que os fãs fizessem um “W” com as mãos, pedido prontamente atendido pela galera.

Algumas faixas à frente, Paul emocionou com “My Valentine”, música dedicada à sua esposa Nancy. Vale lembrar que, neste e em vários outros momentos, Macca fez questão de falar em um português bastante claro com seu público — apontando músicas novas, homenagens, pedindo para que a plateia dançasse, falando que o show era “uma balada”. Um verdadeiro gentleman.

Paul McCartney em São Paulo, 2019

Ainda dos Beatles, Paul levantou o público com hits como “Love Me Do”, “Eleanor Rigby” — cantada em coro –, e emocionou com a belíssima versão de “Blackbird”, onde o músico é elevado em uma plataforma munido apenas de seu violão e sua voz. Outro momento que levou os fãs às lágrimas foi a costumeira homenagem a George Harrison com “Something”. John Lennon também foi lembrado com “Here Today”, faixa solo escrita para o saudoso amigo.

De Egypt Station foram apenas 4 músicas, com destaque para a aguardada “Back to Brazil”, música que Paul McCartney escreveu enquanto estava por aqui. Neste momento, alguns fãs da pista premium fizeram uma espécie de flash mob com bexigas nas cores da bandeira brasileira.

A única falha de um show praticamente impecável foi em “Live and Let Die”, quando a explosão pirotécnica da canção não aconteceu. No palco, os músicos pareciam se divertir com a situação, já que apenas o barulho foi ouvido e o fogo não apareceu. Acontece!

Paul McCartney se despediu pela primeira vez do palco com “Hey Jude”, marcada por um mar de plaquinhas com “Na Na” que foram distribuídas por uma marca de cerveja que patrocinava o evento. Depois, Macca voltaria para finalizar o show com músicas como “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, “Helter Skelter” e “The End”, essa última com uma chuva de papel picado.

É impressionante ver o pique e a dedicação de um músico de 76 anos, que já não tem mais nada para provar, em cima do palco. Fica aqui nosso pedido para que Macca volte muitas outras vezes para nos emocionar dessa forma.

Vida longa, Paul McCartney!

Confira setlist e galeria de fotos logo abaixo

    1. A Hard Day’s Night (The Beatles)
    2. Save Us
    3. All My Loving (The Beatles)
    4. Letting Go (Wings)
    5. Who Cares
    6. Got to Get You Into My Life (The Beatles)
    7. Come On to Me
    8. Let Me Roll It (Wings)
    9. I’ve Got a Feeling (The Beatles)
    10. Let ‘Em In (Wings)
    11. My Valentine
    12. Nineteen Hundred and Eighty-Five (Wings)
    13. Maybe I’m Amazed
    14. I’ve Just Seen a Face (The Beatles)
    15. In Spite of All the Danger (The Quarrymen)
    16. From Me to You (The Beatles)
    17. Dance Tonight
    18. Love Me Do (The Beatles)
    19. Blackbird (The Beatles)
    20. Here Today
    21. Queenie Eye
    22. Lady Madonna (The Beatles)
    23. Eleanor Rigby (The Beatles)
    24. Back in Brazil
    25. Fuh You
    26. Being for the Benefit of Mr. Kite! (The Beatles)
    27. Something (The Beatles)
    28. Ob-La-Di, Ob-La-Da (The Beatles)
    29. Band on the Run (Wings)
    30. Back in the U.S.S.R. (The Beatles)
    31. Let It Be (The Beatles)
    32. Live and Let Die (Wings)
    33. Hey Jude (The Beatles)
    34. Hi, Hi, Hi (Wings)
    35. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (The Beatles)
    36. Helter Skelter (The Beatles)
    37. Golden Slumbers (The Beatles)
    38. Carry That Weight (The Beatles)
    39. The End (The Beatles)

Paul McCartney em São Paulo, 2019