Joe Strummer
 

Recentemente nós celebramos o Dia dos Pais no Brasil e, pensando nisso, nós do Tenho Mais Discos Que Amigos! resolvemos listar os “pais” de vários estilos de música diferentes através de músicas de sua carreira.

Iremos começar com aquele estilo que influenciou boa parte da equipe aqui do Tenho Mais Discos Que Amigos!, o punk rock.

O punk nasceu na metade dos anos 70 como uma resposta ao rock mainstream do início daquela década, seus excessos, músicas clichês e letras que não provocavam a inquietação e os protestos por parte dos ouvintes.

Surgiu assim, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido, um estilo que trazia letras questionadoras, políticas, e em muitas vezes agressivas, e um som que havia acelerado as guitarras e batidas de bateria do garage rock e de bandas que deram base ao estilo e são hoje classificadas como artistas de protopunk.

Confira logo abaixo o trabalho de pessoas sem as quais com certeza o punk não teria existido e se tornado um dos principais sub-gêneros do rock, tendo ele mesmo criado diversos subgêneros importantes, como o hardcore, anos depois.

The Kinks

The Who

MC5

Iggy And The Stooges

New York Dolls

Television

Ramones

The Dictators

Talking Heads

Dead Boys

Sex Pistols

The Damned

The Clash

Buzzcocks

The Undertones

The Adicts

Sham 69

The Germs

Misfits

Subhumans

Forgotten Rebels

Stiff Little Fingers