Michael Jackson e Paul McCartney
 

Hoje, dia 20 de Julho, as redes sociais estão inquietas com gente mandando recados, imagens e vídeos para seus miguxos ou dando indiretas sobre a falsidade e ausência de pessoas próximas.

Isso tudo porque hoje é o Dia do Amigo, uma data que segundo a Wikipedia foi criada por um Argentino para comemorar a chegada do homem à Lua em 20 de Julho de 1969, mas que na verdade desde 2011 deveria ser comemorada em 30 de Julho. Poisé.

Como você pode imaginar, nós aqui do TMDQA! preferimos os discos, mas listamos aqui 10 amizades, parcerias ou camaradagens que rolaram no Rock e que nos trouxeram tantas boas músicas, discos e momentos inesquecíveis.

Divirta-se!

Temple Of The Dog

Temple Of The Dog

O Temple Of The Dog foi uma banda formada com integrantes dos gigantes Pearl Jam e Soundgarden em homenagem a um amigo em comum desses músicos, o vocalista da banda Mother Love Bone, Andrew Wood, que faleceu em 1990 devido a uma overdose de heroína.

Montar uma banda com amigos para homenagear um outro? Amizade em dobro!

Josh Homme e Dave Grohl

Josh Homme e Dave Grohl

Josh Homme (Queens Of The Stone Age, Kyuss) e Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana, milhões de projetos) tornaram-se amigos e começaram a participar de vários projetos em que se metiam.

Teve o Them Crooked Vultures, o álbum Songs For The Deaf do QOTSA onde Grohl tocou bateria, performance no VMA com o Eagles Of Death Metal e o próprio QOTSA.

Enfim, juntos os dois queridinhos do rock fizeram muita coisa boa. Que a amizade continue por vários anos!

 

Queen e David Bowie

Queen e David Bowie

Em 1982 o Queen lançou um disco chamado Hot Space que trazia a música “Under Pressure”, colaboração de Freddie Mercury e sua trupe com o camaleão do rock.

Tendo sido lançada como single um ano antes, a música tornou-se um dos maiores hits da carreira da banda, entrando em seu disco de maiores sucessos e tendo sido executada em todos os shows do grupo entre 1982 e 1986.

O canal de televisão VH1 colocou a canção na posição de número 31 em sua lista de 100 melhores músicas dos anos 80.

 

Iggy Pop e David Bowie

Iggy Pop e David Bowie

David Bowie era um cara de muitos amigos, e para Iggy Pop ele foi muito mais que isso.

Depois dos seus dois primeiros discos de estúdio, o Stooges estava prestes a terminar e seus integrantes tinham problemas com drogas, além de lidarem com o fato desses álbuns não terem sido exatamente um grande sucesso comercial.

Foi aí que surgiu David Bowie na vida de Iggy e as coisas começaram a mudar. Pop se mudou para Londres e com uma reunião do Stooges, gravou Raw Power, disco produzido por ele mesmo e seu novo amigo Bowie e mixado também por ambos, já que a primeira mix do trabalho ficou por conta de Pop, mas a gravadora pediu para que ela fosse refeita, e a responsabilidade ficou com Bowie. A faixa de abertura, “Search And Destroy”, saiu com a mixagem original.

O resultado foi um dos discos mais importantes da história do rock, que chegou a ser citado por gente como Kurt Cobain como seu disco preferido.

 

George Harrison e Eric Clapton

George Harrison e Eric Clapton

Eric Clapton conheceu George Harrison durante um show dos Beatles com os Yardbirds em Londres. A partir daí, os dois tornaram-se amigos muito próximos com laços pessoais muito fortes além de contribuições como a participação de Eric em “While My Guitar Gently Weeps”, dos Beatles e sua aparição em vários discos solo que Harrison lançaria dali pra frente.

A amizade era tão forte, que em 2002, um ano após a morte de Harrison, Clapton organizou um tributo para o cara no Royal Albert Hall em Londres.

O interessante é que a amizade teve um ingrediente forte que poderia ter colocado tudo por água abaixo: Pattie Boyd, modelo que foi casada primeiro com Harrison e depois com Clapton, que se apaixonou pela mulher do melhor amigo.

Você pode ler mais sobre essa história clicando aqui.

Foo Fighters e Joan Jett

Foo Fighters e Joan Jett

De uns tempos pra cá o pessoal do Foo Fighters ficou muito amigo de Joan Jett, tanto que tocou com a moça em shows nos Estados Unidos e a trouxe para a América do Sul no avião oficial da banda, já que Joan tocaria em todos os festivais em que os Foos se apresentaram por aqui esse ano.

Além de transportar a roqueira, Dave Grohl também começou a colocar músicas dela de forma praticamente fixa em seu set, e tem tocado “Bad Reputation” e/ou “I Love Rock And Roll” sempre que pode, e sempre com a presença da bela senhora.

Gwen Stefani, Brody Dalle e Shirley Manson

Gwen Stefani, Shirley Manson e Brody Dalle

Em 2002 as bandas No Doubt, Garbage e The Distillers saíram em turnê conjunta e suas respectivas vocalistas, Gwen Stefani, Shirley Manson e Brody Dalle levaram milhares de marmanjos e meninas à loucura com o que havia de melhor em bandas com vocais femininos na época.

Para celebrar a união, a sempre divertida vocalista do No Doubt chamou suas colegas de profissão para uma versão de “Call Me”, do Blondie, outra banda com uma moçoila nas vozes.

Abaixo você pode ver a performance que ainda teve músicos de todas as bandas participando da festa.

Paul McCartney e Michael Jackson

Michael Jackson e Paul McCartney

Em 1982 Michael Jackson lançou o disco Thriller, e talvez você não saiba, mas além da mega hiper ultra bem sucedida faixa-título, o disco também trazia uma música chamada “The Girl Is Mine” escrita por Michael, produzida por ele e Quincy Jones, e com participação especial de Paul McCartney nos vocais.

A gentileza foi retribuída em 1993 quando McCartney lançou o álbum solo Pipes Of Peace que trazia a faixa “Say Say Say”, um dueto composto e cantado pelos dois.

O que rendeu bons frutos iria azedar anos depois, quando Michael adquiriu o direito de boa parte do catálogo dos Beatles e entrou em rota de colisão com Paul.

Zakk Wylde e “Dimebag” Darrell

Zakk Wylde e Dimebag Darrell

Zakk Wylde (Black Label Society, Ozzy Osbourne) era amigo muito próximo do guitarrista “Dimebag” Darrell quando ele foi assassinado em 2004 em cima do palco enquanto tocava com sua nova banda, o Damageplan, já que o Pantera havia terminado.

O laço era forte e após o fatídico episódio, Wylde começou a dedicar ao amigo uma antiga música de sua autoria chamada “In This River”, que acabou sendo gravada e lançada em 2005 no álbum Mafia do Black Label Society.

Você pode ver o clipe da música onde Wylde toca guitarra, piano e canta, além de tê-la produzido, logo abaixo.

Kyle Gass e Jack Black

Tenacious D

Jack Black e Kyle Gass são 2 amigos que resolveram se unir para fazer piadas com rock em programas de televisão e acabaram gravando três discos de estúdio de 2001 pra cá.

Incorporando elementos do hard rock e do metal a letras bizarras e engraçadas, os dois fazem muito barulho com suas guitarras e violões e formam uma inseparável dupla dinâmica capaz de fazer você bater cabeça enquanto dá gargalhadas ao mesmo tempo.

P.S.: Só não colocamos o Dave Grohl aqui porque ele já foi citado duas vezes na lista, mas o cara é um dos grandes amigos da dupla, tendo participado do último álbum dos caras e gravado o lendário clipe de “Low”, do Foo Fighters, com Black.